SOBRE O CURSO
Um pouco de história…
Donald Woods Winnicott foi um pediatra e psicanalista inglês que foi especialmente influente no campo da teoria das relações objetais e da psicologia do desenvolvimento. Foi um dos principais membros e presidente da Sociedade Psicanalítica Britânica. Winnicott é mais conhecido por suas ideias sobre o verdadeiro e o falso self, e o conceito de mãe “suficientemente boa”. Clare Winnicott, sua esposa, foi indiscutivelmente sua principal colaboradora profissional e na formação do conceito de objeto transicional.
Em 1923, ele começou uma psicanálise de dez anos com James Strachey, e em 1927 começou a treinar como candidato analítico. A segunda análise de Winnicott, a partir de 1936, foi com Joan Riviere. Winnicott ganhou destaque como psicanalista, assim que os seguidores de Anna Freud estavam em conflito com os de Melanie Klein pelo direito de serem chamados de “verdadeiros herdeiros intelectuais” de Sigmund Freud.
Durante a Segunda Guerra Mundial, Winnicott atuou como pediatra consultor no programa de evacuação das crianças. Durante a guerra, ele conheceu e trabalhou com Clare Britton, uma assistente social psiquiátrica que se tornou sua colega no tratamento de crianças deslocadas de suas casas por evacuação em tempo de guerra.
Winnicott, além de pediatra e psicanalista, foi um grande pensador e teórico, sem suas contribuições, não saberíamos tanto sobre a estruturação psíquica dos bebês e como o seu meio, especialmente em relação a quem exerce a função materna, tem interferências nesse processo. Seria impossível negar sua importância para a psicanálise, especialmente a psicanálise de crianças.
Neste curso, a psicanalista Maria do Carmo Camarotti nos ajudará a (re)pensar os conceitos de preocupação materna primária, a ilusão de onipotência do bebê, holding, handling, o objeto transicional, entre outros. É necessário fazer este retorno ao cerne da teoria winnicottiana, tendo em vista que outros autores partiram dele para criarem novas teorias. Até mesmo para compreendê-los, precisaremos entender como Winnicott concebia cada um de seus conceitos e como é possível trabalhar também a partir deles na clínica atualmente.
INFORMAÇÕES
Informações:
Acesso:
Carga horária
Valor
Gravação e certificado
Maria do Carmo Camarotti
O Projeto Casa é uma iniciativa que nasceu na Estante Psicanalítica e tem como objetivo proporcionar atividades que contribuam na formação de psicólogas, psicólogos, psicanalistas e educadores. A base do Projeto Casa é a psicanálise e grande parte de suas atividades (cursos, oficinas, aulas e grupos de estudos) são voltadas a prática clínica com crianças e adolescentes.
O Curso citado acima já está incluso no Projeto Casa.
Os membros do Projeto pagam o valor ANUAL de R$597,00 e tem acesso a todas as atividades e suas respectivas gravações até Janeiro de 2024.
Quer conhecer saber mais?