Logo_Principal

SOBRE O GRUPO

Em seu escrito “O saber do psicanalista” Lacan afirma que “não há entrada em análise sem entrevistas preliminares”. Sabendo da importância disto, Françoise Dolto escreveu mais de 30 páginas como prefácio do livro de Maud Mannoni, “A primeira entrevista em psicanálise”. Essas duas analistas de crianças, ressaltaram diversas vezes em suas obras a importância dessas entrevistas, sobretudo para compreendermos onde a criança se localiza na fantasia dos pais, o que há de transgeracional no sintoma que a levou ao tratamento, se o sintoma é da criança ou está na criança e diz respeito aos seus outros. 

 

São nessas entrevistas que tiramos “os esqueletos dos armários” e também na análise da crianças, elas são de inestimável valor. Perdê-las, é colocar o tratamento em risco, fazer com que este seja muito mais demorado ou inviabilizá-lo. Assim sendo, faremos um mergulho no prefácio escrito por Dolto para estudarmos o que ela apontava como importante para a condução dessas primeiras entrevistas. 

FLUXOGRAMA

06/03: Diálogos entre Freud, Françoise Dolto e Mannoni

13/03: Fantasmas no quarto do bebê – Selma Fraiberg

20/03: Págs: 7 a 12

  • Especificidade da psicanálise
  • Especificidade do psicanalista clínico

27/03: Págs: 12 a 16

  • As relações dinâmicas inconscientes pais-filhos, o seu valor estruturante sadio ou patogênico
  • A profilaxia mental de relações familiares patogênicas

03/04: Págs: 16 a 20

  • A profilaxia mental de relações familiares patogênicas
  • Substituição dos papeis na situação triangular pai-mãe-filho

10/04: Págs: 20 a 33

  • O complexo de Édipo e a sua relação patógeno ou profilaxia mental dos seus distúrbios

17/04: Último Encontro

INFORMAÇÕES

  • Este grupo é gratuito e acontecerá como preparação para o curso “As primeiras entrevistas na psicanálise da criança” com a transmissão da psicanalista Rosa Marini que acontecerá em Abril/24 e para o congresso “A causa de Françoise Dolto” que acontecerá em Agosto/24.
  • O horário e as datas estão no folder, cliquem no link que encontra-se no fim dessa página e entrem para o nosso grupo no WhatsApp. O link para cada reunião, via plataforma Zoom será enviado por lá.

organizador

Psicólogo Clínico (CRP-11/17198), Acompanhante terapêutico. Capacitação Avançada em Intervenção Precoce - PROCIP. Desde 2020 tem realizado grupo de estudos sobre a teoria de Françoise Dolto, organizando cursos e palestras voltadas à psicanálise com bebês, crianças e adolescentes. Pós-graduando em Medicina e Psicanálise com Bebês. Moderador e editor do site e instagram da psicanalista Marie-Christine Laznik, criador da Estante Psicanalítica e do Projeto Casa.
WhatsApp-Image-2021-01-30-at-19.57.41.jpeg
Luis Carlos César Batista

Clique para entrar no grupo

© 2024 ESTANTE PSICANALITICA