A partir do mito grego sobre o Édipo, Sigmund Freud criou uma das teorias mais importantes para a psicanálise: O complexo de Édipo. Esse conceito orientou e organizou o setting psicanalítico de grande parte dos pós freudianos e hoje há quem se coloque a pensar sobre uma psicanálise sem Édipo. No entanto, se faz necessário entender que maneira Freud compõe este conceito, quais são suas repercussões na clínica com crianças, adolescentes e até mesmo com adultos.

 

Nas cartas de Freud a Fliess, há a postulação do que para ele era um conceito universal onde cada criança se apaixonaria por um dos genitores e se colocaria em ambivalência amorosa, contra o outro. A criança fará a hipótese de que para ter somente para si a totalidade do amor fraterno e incestuoso, terá de parecer-se com seu rival, já que ele então conseguiu aquilo que mais se almeja.

 

Nos escritos freudianos, o termo “complexo” só aparece em 1910 e os primórdios da elaboração deste conceito deu-se a partir da morte de Jakob Freud, pai de Sigmund, em 1896. Na carta 50, direcionada a Fliess, Freud menciona o sonho que teve e todo o sentimento de culpa oriundo deste. Essa culpa estaria enodada com o desejo infantil de morte ao pai, pensamento que o autor explorará no livro “A interpretação dos sonhos” no texto que tem como titulo “Os meios de representação nos sonhos”. 

 

No que diz respeito à infância, é em torno do édipo que as crianças vão fazendo formulações hipotéticas sobre como os bebês nascem e como a vida termina, ou seja: a morte de seus pais. Essas descobertas fazem com que a criança tenha terrores noturnos, quedas no desenvolvimento da imagem inconsciente do corpo e que desembocam em possíveis atrasos no esquema corporal. São crianças que não se adaptam a permanecer por muito tempo longe de seus pais, ainda dormem com eles e parecem ser impedidos de crescerem.

 

Neste curso, o psicanalista Leonardo Falconeri abordará as bases que Freud utilizou para formular o conceito fundador do complexo de Édipo, o que o antecede, a revivência na adolescência e sua dissolução. Partindo do Rascunho N na carta a Fliess e de textos como “Os três ensaios sobre a teoria da sėxualidade infantil”, “O pequeno Hans” e “Totem e Tabu”. Na oportunidade também falaremos de que modo questões edípicas podem ser manejadas na clínica e qual sua importância para a formação do sujeito. 

 

 Informações:

  • Curso gravado
  • 6h de duração
  • Disponível até Julho de 2023
  • Indicação de leitura
  • Início imediato
  • Diálogo conceitual com a clínica contemporânea

ei psi, você conhece o projeto casa?

O Projeto Casa é uma iniciativa que nasceu na Estante Psicanalítica e tem como objetivo proporcionar atividades que contribuam na formação de psicólogas, psicólogos, psicanalistas e educadores. A base do Projeto Casa é a psicanálise e grande parte de suas atividades (cursos, oficinas, aulas e grupos de estudos) são voltadas a prática clínica com crianças e adolescentes. 

O grupo citado acima já está incluso no Projeto Casa. 

Os membros do Projeto pagam o valor ANUAL de R$597,00 e tem acesso a TODAS as atividades e suas respectivas gravações até Janeiro de 2024. 


Quer conhecer saber mais?

Docente

Psicólogo, escritor, ator e psicanalista. Formado pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR), em contínua formação psicanalítica, além dos atendimentos em clínica particular e pública, trabalhou com atletas e competidores de alto rendimento, articulando psicanálise e esporte. Palestrante convidado em escolas e cursos de graduação e pós-graduação.
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Leonardo Falconeri

Facilitador

Psicólogo Clínico (CRP-11/17198), Acompanhante terapêutico, Capacitação em Intervenção Precoce - PROCIP. Membro do CEP do Cuidado: Programa de Extensão Clínica, Estética e Política do Cuidado da Universidade Federal do Ceará. Desde 2019 tem realizado grupo de estudos sobre a teoria de Françoise Dolto, organizando cursos e palestras voltadas à psicanálise com crianças. Moderador e editor do site e instagram da psicanalista Marie-Christine Laznik, criador do perfil Estante Psicanalítica.
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Luis Carlos César Batista

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