SOBRE O CURSO
O IRDI é um protocolo com estudos de validade na identificação de fatores de risco de desenvolvimento, composto de 31 indicadores voltados à relação cuidador-criança durante os primeiros 18 meses de vida desta. A perspectiva adotada é a de que expressões iniciais dos problemas de desenvolvimento podem ser situadas nos desencontros das trocas, demandas e linguagem estabelecidas entre o cuidador (pai, mãe, tios, avós, vizinhos, etc) e o bebê. A criação e validação do IRDI ocorreram no contexto da Pesquisa Multicêntrica de Indicadores Clínicos de Risco para o Desenvolvimento Infantil realizada entre 2000 e 2008 em nove cidades brasileiras, a pedido do Ministério da Saúde e com apoio do CNPQ e FAPESP. A pesquisa foi realizada por um grupo de psicanalistas nomeado Grupo Nacional de Pesquisadores (GNP). O GNP trata-se de um grupo de psicanalistas, especialistas nos cuidados da criança, reunido para construir o protocolo de indicadores pela Profa. Dra.Maria Cristina Machado Kupfer (IPUSP), coordenadora científica nacional da pesquisa.
A leitura da constituição do sujeito, trabalhada no campo clínico por estes psicanalistas de diversas abordagens teóricas (kleinianos, winnicottianos, lacanianos) deu origem a quatro eixos orientadores do IRDI: estabelecimento da demanda, suposição do sujeito, alternância presença-ausência e função paterna. Diferencia-se da maioria das avaliações do desenvolvimento que usualmente priorizam marcadores motores e neurológicos. Esses eixos articulam-se entre si e dão a fundamentação teórica dos 31 indicadores. Desta forma, cada item está atrelado a um ou mais eixos. O instrumento mostrou-se válido para prever problemas de desenvolvimento que afetavam suas funções instrumentais (psicomotricidade, domínio da linguagem, aprendizagem, hábitos, socialização, enurese, hiperatividade, inibição escolar, por exemplo) que as crianças participantes da pesquisa apresentaram aos 3 anos de idade, bem como para detectar sinais de risco psíquico ((risco para constituição do sujeito, sinalizando problemas de ordem estrutural relativos as psicopatologias graves da infância, como a depressão e o autismo por exemplo). Possibilita a identificação de entraves no desenvolvimento do bebê de 0 a 18 meses de idade.
Os indicadores são divididos em quatro faixas etárias: 0 a 4 meses incompletos; 4 a 8 meses incompletos; 8 a 12 meses incompletos e 12 a 18 meses completos. Os itens são sinais de saúde psíquica, pois abordam aspectos da relação cuidador-bebê os quais são indicativos de que a construção da subjetividade da criança está em curso. A ausência de 2 ou mais indicadores sinaliza possíveis riscos ou tendência de problemas de desenvolvimento com expressão no aspecto relacional, abrindo possibilidade para intervenções a tempo. Para a psicanálise, a possibilidade de intervenção precoce fundamenta-se na minimização dos efeitos de um quadro patológico, mas também na ideia de que na infância, o sujeito ainda está em vias de constituir-se, o que implica a possibilidade de atenuação ou remissão de condições psicopatológicas e imprime contornos específicos à noção de desenvolvimento.
O IRDI pode auxiliar o profissional na leitura da constituição psíquica do bebê e dos sinais de alerta, ao mesmo tempo, orientar as propostas de intervenção e de acompanhamento. Propõe-se ainda, apresentar o uso do IRDI em instituições de acolhimento e cuidados com a primeira infância. A proposta do curso é apresentar os fundamentos teóricos dos Indicadores Clínicos de Risco para o Desenvolvimento Infantil (IRDI), suas articulações e exemplos de casos clínicos.
Referências bibliográficas
Kupfer, M. C. M., Jerusalinsky, A. N., Bernardino, L. M. F., Wanderley, D., Rocha, P. S. B., Molina, S. E., et al. (2009). Valor preditivo de indicadores clínicos de risco para o desenvolvimento infantil: um estudo a partir da teoria psicanalítica. Latin American Journal of Fundamental Psychopathology, 6(1), 48-68. Recuperado de http://www.fundamentalpsychopathology.org/journal/v06n01/valor.pdf
Kupfer, Maria Cristina Machado & Bernardino, Leda Mariza Fischer. (2018). IRDI: UM INSTRUMENTO QUE LEVA A PSICANÁLISE À POLIS. Estilos da Clinica, 23(1), 62-82. https://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v23i1p62-82
Pesaro, Maria Eugênia & Kupfer, Maria Cristina Machado. (2016). Um lugar para o sujeito-criança: os Indicadores Clínicos de Risco para o Desenvolvimento Infantil (IRDI) como mediadores do olhar interdisciplinar sobre os bebês. Analytica: Revista de Psicanálise, 5(9), 58-68. Recuperado em 02 de maio de 2023, de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2316-51972016000200006&lng=pt&tlng=pt.
INFORMAÇÕES
Conteúdo programático:
Aula I – Histórico da pesquisa e os eixos de leitura sobre a constituição psíquica
Dia 19/05, sexta feira das 19 às 21h
Profs. Maria Eugenia Arruk e Cristina Keiko I. Merletti
Aula II – Os IRDI e seus fundamentos psicanalíticos
Dia 20/05, sábado das 9h às 11h
Prof. Maria Eugenia Arruk
Aula III – O uso do IRDI no estudo de casos: exemplos clínicos
Dia 20/05, sábado das 11h às 13h
Prof. Cristina Keiko I. Maerletti
Carga horária: 6 horas
Via plataforma Zoom, o encontro ficará gravado e disponível por 1 mês
Valor: R$297 (o valor pode ser parcelado em até 10x)
Cristina Keiko Inafuku de Merlett
Maria Eugênia Arruk
O Projeto Casa é uma iniciativa que nasceu na Estante Psicanalítica e tem como objetivo proporcionar atividades que contribuam na formação de psicólogas, psicólogos, psicanalistas e educadores. A base do Projeto Casa é a psicanálise e grande parte de suas atividades (cursos, oficinas, aulas e grupos de estudos) são voltadas a prática clínica com crianças e adolescentes.
O Curso citado acima já está incluso no Projeto Casa.
Os membros do Projeto pagam o valor ANUAL de R$597,00 e tem acesso a todas as atividades e suas respectivas gravações até Janeiro de 2024.
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