SOBRE O CURSO
D.W. Winnicott, renomado psicanalista, trouxe à cena psicanalítica o intrigante conceito de holding, uma metáfora que transcende o simples ato físico de segurar. Em sua visão, o holding vai além das mãos que sustentam um bebê; é a capacidade emocional dos cuidadores de manter um ambiente psíquico seguro. É como se a criança, ao ser acolhida nesse “abrigo” afetivo, pudesse construir sua casa interior, moldando-se com confiança e explorando os alicerces sólidos de uma existência plena. O holding winnicottiano é o solo fértil onde germinam as sementes da identidade, e, ao completar um ano, celebramos não apenas o crescimento, mas a firmeza do apoio que possibilitou esse florescer.
Sabemos hoje que nascimento prematuro pode ter um impacto significativo no desenvolvimento do vínculo pais-bebê. Neste curso, examinaremos quão difícil pode ser localizar a “preocupação parental primária” nas mães e pais, quando suas mentes estão parcialmente dominadas pela “preocupação médica primária”. Para um bebê internado na UTI neonatal, o conceito de holding de Winnicott assume uma relevância vital. Nesse ambiente clínico, onde os fios delicados da vida estão sendo tecidos, o holding transcende a simples sustentação física. Torna-se a bússola emocional que guia o bebê prematuro ou doente, proporcionando um espaço psíquico seguro. Neste contexto, enfermeiros, médicos e pais desempenham papéis essenciais como portadores do holding. Seus toques, vozes e presença constroem uma rede afetiva que, mesmo nos aparelhos e tubos da UTI, envolve o bebê em calor humano.
Aqui, discutiremos como o ambiente de holding pode apoiar a relação entre pais e seus bebês. Pretendemos refletir sobre as expectativas parentais em relação à seus bebês e sua capacidade de superar o trauma do nascimento prematuro e sintonizar e responder às necessidades emocionais do bebê. Através de vinhetas clínicas e supervisão de casos que os alunos tenham interesse em trazer, poderemos ilustrar a importância de se pensar não apenas nos bebês e seus pais, mas naqueles que os acolhem em primeira instância.
Num ambiente tão sensível quanto a UTI neonatal, o papel do psicanalista transcende os limites tradicionais da prática clínica. Sua atuação se entrelaça com a complexidade da vida precoce, onde a fragilidade física coexiste com a formação psíquica primordial. O psicanalista, neste contexto, torna-se um arquiteto de significados, navegando nas águas incertas da parentalidade em circunstâncias extremas. Sua presença é sutil, mas profundamente impactante. Ao observar as dinâmicas familiares no ambiente hospitalar, o psicanalista tece uma compreensão intricada das narrativas emocionais em jogo. Ele atua como um intérprete da linguagem não verbal, decifrando os sinais psíquicos emitidos pelos bebês, muitas vezes silenciosos, mas ricos em significado.
A abordagem psicanalítica na UTI neonatal visa não apenas mitigar o sofrimento imediato, mas também aprofundar a compreensão dos pais sobre o impacto emocional dessa experiência singular. Proporciona um espaço seguro para a expressão de ansiedades, medos e esperanças, facilitando a construção de significados em torno da parentalidade em circunstâncias adversas. Diante disso, queremos compartilhar a empolgante oportunidade de aprofundarmos nosso entendimento sobre o conceito de holding, particularmente relevante na UTI neonatal. Imagine a capacidade de enriquecer suas habilidades clínicas ao compreender profundamente o impacto do holding winnicottiano nesse contexto único. Um curso especializado oferece a você a chance de explorar as nuances dessa abordagem, fornecendo ferramentas práticas para aplicação em situações delicadas.
Ao investir nesse curso, não apenas enriquecemos nossa base teórica, mas também fortalecemos nossa capacidade de apoio emocional aos pais e bebês na UTI neonatal. Estamos diante de uma oportunidade não apenas de aprendizado, mas de contribuição significativa para o bem-estar emocional de famílias enfrentando desafios extraordinários. Este investimento em conhecimento não é apenas uma atualização profissional; é um compromisso com a excelência em nossa prática. Ao adquirir esse curso, estamos pavimentando o caminho para uma psicologia e uma psicanálise mais sensível e eficaz, alinhada às demandas complexas da contemporaneidade. Vamos juntos explorar as profundezas do holding winnicottiano na UTI neonatal, a partir das relações pais-bebês, e transformar essa compreensão em ações impactantes. Não apenas por nossa evolução profissional, mas, mais importante ainda, pelo bem-estar das vidas que tocamos.
INFORMAÇÕES
Data
Horário e duração
Valor e público alvo
O Projeto Casa é uma iniciativa que nasceu na Estante Psicanalítica e tem como objetivo proporcionar atividades que contribuam na formação de psicólogas, psicólogos, psicanalistas e educadores. A base do Projeto Casa é a psicanálise e grande parte de suas atividades (cursos, oficinas, aulas e grupos de estudos) são voltadas a prática clínica com crianças e adolescentes.
O Curso citado acima já está incluso no Projeto Casa.
Os membros do Projeto pagam o valor MENSAL de R$147,00 e tem acesso a todos os cursos e suas respectivas gravações até Janeiro de 2024.
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