O que é o Projeto Casa?

Casa de vó, tardes de domingo, família reunida, café quentinho que foi passado na hora. Um bolo de banana com canela, outro com cobertura e recheio de brigadeiro e um bolo clássico-fofinho, fatiados de qualquer maneira, a espera da próxima mão que pegará só mais um pedacinho. 

 

Deu pra sentir o gostinho daí? 

 

O Projeto Casa, em sua essência, quer ser como essa casa de vó. Onde cabe mais um, onde é possível retornar sempre que desejar. Onde nos refazemos, nos reencontramos. É um lugar de formação, de troca de experiências, de aprendizado e sei que é um tremendo desafio querer algo assim, ainda mais on-line, mas pouco a pouco, essa casa tem sido construída e sedimentada com muito empenho. 

 

Os “vizinhos”, como são conhecidos os participantes do Projeto, são psicanalistas, educadoras, psicólogas e psicólogos que trabalham ou dialogam com a psicanálise. São pessoas que trazem sua prática para o debate, nas construções e demolições do fazer clínico, onde podemos perceber o quanto a psicanálise permaneça viva e atuante. 

Como o projeto surgiu?

A Estante Psicanalítica e o Projeto Casa começam a partir de duas dores: 

 

Criei a Estante no ano de 2017, em um momento muito difícil da minha formação acadêmica. Naquele ano, tranquei o curso de psicologia, na faculdade que era o meu grande sonho. Estar longe da graduação dava a sensação de estar perdido e pouco a pouco aquilo foi me consumindo. Até que frente a esse vazio, decidi recomeçar, precisava recomeçar. Era um questão de vida. Encontrei nos livros da psicanalista Françoise Dolto algo que só havia sentido com Freud: a sensação de ser compreendido. A teoria nomeava o que vivi na pele. Assim escolhi a psicanálise como ferramenta de trabalho, por ter me visto naquelas linhas, por ter provado, no divã, a força que ela tem.

 

Estar fora da faculdade, sem saber quando voltaria, foi a minha primeira dor. A segunda foi quando no ano passado, em um dos cursos que promovi, uma participante fez uma pergunta que reverberou em mim. Desde então, meus dias resumem-se a questionar sobre o quanto saímos da faculdade despreparados. Todas as atividades da Estante para 2023 já estavam montadas, depois dessa situação, mudei completamente o norte. Não só uma falha percebida no outro, mas também em mim. É aí, nessas “dores inquietantes” onde nasce o Projeto Casa, no receio de estar fazendo o que Lacan chamou de “ortopedia do ego” e não uma verdadeira psicanálise. 

 

O Projeto nasce com o intuito de contribuir com a formação teórica e prática de psicólogas, psicólogos e psicanalistas. Ele carrega o nome “Casa” por ser um espaço que sempre cabe mais um, um espaço que pode aceitar cada sujeito e seu desejo. Onde é possível aceitar o convite da Dona Florinda, que tanto ouvimos na infância, para entrar e tomar uma xícara de café. É possível entrar em casa e se demorar. 

 

O significante “casa” sempre esteve conosco. Vocês já perceberam isso?  Na história dos três porquinhos, protegendo sua casa do Lobo. Na história de João e Maria, entrando na casa de doces da Bruxa. A casa da Fera onde o pai de Bela ficou hospedado, a casa dos 7 anões amigos da Branca de Neve. A casa da vovozinha onde a Chapeuzinho quase foi abocanhada pelo Lobo. A casa do Sítio do Pica-pau Amarelo… Casa também é um dos desenhos mais favoritos das crianças pequenas e é para onde desejamos retornar depois de uma dia cansativo de trabalho. O espaço-casa é onde formamos o nosso espaço-corpo. Dolto teorizava sobre a importância que a casa tem para as crianças. Neste sentido, o Projeto Casa deseja (em seus impossíveis) ser esse espaço de contribuição para a formação de todos os desejantes que quiserem por aqui ficar.

depoimento de participantes dos grupos e cursos:

IMG_4134 2
IMG_4135 2
IMG_4136 2

Não gostaria de entrar para tomar uma xícara de café?

Cursos Disponíveis

Tema: “Os primórdios da formação psíquica do bebê”

 

Psicanalista convidada: Lia Batista

Carga horária: 8h

Tema: “Introdução à obra de Melanie Klein”

 

Psicanalista convidado: Marcelo Medeiros

Carga horária: 6h

Tema: “O que nos ensinam as crianças que não aprendem”

 

Psicanalista convidada: Rosa Marini Mariotto

Carga horária: 3h

 

Curso IRDI – Indicadores de Risco para Desenvolvimento Infantil de 0 a 18 meses

 

Psicanalista convidadas: Cristina Keiko e Maria Eugênia (Lugar de Vida)

Carga horária: 8h

Tema: Primeiros passos na clínica psicanalítica com crianças

 

Psicanalista convidada: Kelly Brandão

Carga horária: 6h

Tema: Introdução à obra de Winnicott

 

Psicanalista convidada: Maria do Carmo Camarotti

Carga horária: 6h

Tema: “O pagamento simbólico na psicanálise da criança”

 

Psicanalista convidada: Luis Carlos Batista

Carga horária: 3h

Tema: “A diferenciação do autismo e da psicose na clínica psicanalítica”

 

Psicanalista convidada: Inês Catão

Carga horária: 8h

Tema: “A criança diante da morte, do segredo e da psicanálise”

 

Psicanalista convidado: Allan Mohr

Carga horária: 9h

Tema: “A prática psicanalítica na UTI Neonatal”

 

Psicanalista convidada: Marianne Cordeiro

Carga horária: 6h

Padrinhos Poéticos do Projeto Casa

adelia

Adélia Prado

manoel

Manoel de Barros

Aulas

 

Pouco a pouco serão adicionadas aulas, além dos cursos e grupos, que contribuam com a formação dos membros do Projeto Casa. Essas aulas envolverão não apenas conteúdos voltados à psicanálise, mas também a arte, a “criação de quintal”, o artesanato, a poesia, a contação de história, a leitura dramática dos textos de Adélia Prado e Manoel de Barros, trabalhando e fazendo outras interlocuções possíveis, que compõem a base de uma/um profissional que trabalha a partir da noção do inconsciente e do sujeito enquanto ser linguageiro e desejante.

Tema: “Introdução a obra de Sándor Ferenczi”

 

Psicanalista convidado: Fábio Belo – UFMG

Carga horária: 3h

 

Tema: “O conceito de sujeito em Jacques Lacan”

 

 

Psicanalista convidado: Lucas Pires

Carga horária: 3h

 

Tema: “O início e a propagação da peste: os primórdios da psicanálise”

 

Psicanalista convidada: Luana Timbó

Carga horária: 5h

 

O projeto casa - não - é para você:

  • Compreendemos que pais procuram na internet o que possa lhes ajudar na criação de seus filhos e é importante frisar que algumas situações somente serão resolvidas com o auxílio de um profissional. Deste modo, pais, o Projeto Casa não é para vocês. Se desejarem indicação de algum profissional, envie um e-mail para estantepsicanalitica@gmail.com
  • Sabemos como as psicoterapias tem importância no exercícios da psicologia, mas no Projeto Casa somente trabalharemos a partir da psicanálise, buscando a fidelidade a este ponto que nós é estrutural.
  • O Projeto Casa não autoriza ninguém enquanto psicanalista. É nosso propósito investir na formação de psicólogas(os), psicanalistas, contribuindo para a manutenção do tripé, mas não temos a pretenção de autorizar os participantes enquanto analistas. 

o projeto casa - é - para você:

  • Psicóloga, psicólogo, pediatra, psicanalista, educador.
  • Que deseja investir na sua formação teórica e clínica.
  • Que deseja compreender a infância e adolescência na contemporaneidade.
  • Que deseja se atualizar quanto as práticas contemporâneas, mas sem perder a ética.
  • Que precisa saber diferenciar o que é o autismo, uma neurose, uma psicose e uma perversão.
  • Que desconhece ou precisa rever os fundamentos da clínica psicanalítica com crianças.
  • Que atende ou quer re/começar o atendimento com bebês, crianças, adolescentes e adultos.
  • Que tem dificuldade de compreender os conceitos psicanalíticos e sua aplicação na clínica.
  • Que tem dificuldades no manejo clínico.
  • Que tem dificuldades em relação ao que é o lugar do analista e o lugar dos pais na análise da criança.
  • Que deseja investir em uma maior proximidade com a arte, em suas diversas formas, e suas interlocuções com a psicanálise.
  • Que saiu da faculdade com a impressão de que não ficou muita coisa no que diz respeito a teoria.
  • Que não sabe como começar a atender na clínica, como captar pacientescomo as redes sociais podem ajudar.
  • Que não quer investir nas redes sociais e deseja captar pacientes apenas por indicações.

criador e organizador

Psicólogo Clínico (CRP-11/17198), Acompanhante terapêutico, com capacitação em intervenção precoce - PROCIP. Membro do CEP do Cuidado: Programa de Extensão Clínica, Estética e Política do Cuidado da Universidade Federal do Ceará. Desde 2020 tem realizado grupo de estudos sobre a teoria de Françoise Dolto, organizando cursos e palestras voltadas à psicanálise com crianças. Moderador e editor do site e instagram da psicanalista Marie-Christine Laznik, criador do perfil Estante Psicanalítica.
WhatsApp-Image-2021-01-30-at-19.57.41.jpeg
Luis Carlos César Batista

Vantagens do projeto casa

 
  • Os participantes terão acesso a TODAS as gravações até Janeiro de 2025. 
  • Tendo dito a quem este projeto não serve, mediante a crise que o nosso país se encontra, propomos um preço reduzido para que os profissionais possam participar e que isso não lhes seja prejudicial. 
  • As aulas foram ministradas por profissionais de referência na psicologia e na psicanálise não só do Brasil, mas também, reconhecidos no exterior por suas produções teóricas, clínicas e literárias.
  • Os participantes poderão rever as aulas no momento que for mais conveniente, sem se preocupar em perder algo do que foi dito. Também receberão indicações de lugares sérios e éticos para iniciarem sua formação ou supervisão, indo contra toda e qualquer oportunidade que não esteja de acordo com os fundamentos da psicanálise.
  • Quando a(o) participante assistir a todas as atividades, será emitido um certificado de 100h.

Bônus

  •  Ao ingressar no Projeto Casa, lives com psicanalistas, realizadas na Estante Psicanalítica estarão disponíveis na plataforma.
 

A porta está aberta, pode entrar!

© 2024 ESTANTE PSICANALITICA